Nível da vaga
Vários níveis
Última atualização em: 16/05/24
Vários níveis
Fisiologia
O Laboratório de Fisiologia da Cognição (LFCOG) há várias décadas dedica-se aos estudos cognitivos em humanos e outros primatas, e suas linhas de pesquisa têm sido pioneiras na investigação dos processos perceptuais e cognitivos. Primatas não-humanos (macacos) e humanos são estudados principalmente por meio de técnicas eletrofisiológicas e anatômicas.
O Laboratório desenvolve pesquisas principalmente da organização do córtex visual, suas áreas, localização, topografia, conexões, organização modular, e a plasticidade dos mapas corticais. As contribuições nessas áreas de estudo incluem o entendimento de alguns dos mecanismos que integram o sistema visual, a segregação das vias paralelas do processamento visual, a topografia do corpo geniculado lateral e de estruturas corticais visuais.
O grupo vem desenvolvendo um novo método para estudar a organização funcional do córtex visual, através do emprego de arranjos compostos por múltiplos eletródios, denominado imageamento eletrofisiológico (electrophysiological imaging) que está sendo utilizado com a finalidade de revelar organizações colunares ainda não conhecidas do córtex visual, assim como a plasticidade dos mapas corticais e as propriedades dos campos receptivos após a realização de micro lesões na retina de primatas não-humanos. Uma nova linha de pesquisa do laboratório é direcionada para o estudo das atividades elétrofisiológicas em humanos através de eletroencefalografia promediada (potenciais relacionados a eventos).
O grupo possui intercâmbios nacionais com outros laboratórios dentro da mesma universidade, a UFRJ, assim como em outras universidades brasileiras, com professor Sergio Neuenschwander e Kerstin Schmidt do Instituto do Cérebro da UFRN, com a professora Ana Karla Jansen de Amorim da UFPA e com o professor Jerome Baron do ICB da UFMG.
Também de extrema importância são os intercâmbios internacionais: como com o Dr. Thomas Albright do Salk Institute, San Diego, CA; com a Dra. Leslie Ungerleider do NIH, Bethesda, MD; com o Dr. Marcello Rosa do Center Vision, Melborn University, Austrália; e com a Dra. Leah Krubitzer do Center for Neurociências, University of California, Davis, CA.
O Laboratório de Fisiologia da Cognição recebe financiamento de diversas agências de fomento à pesquisa científica nacionais: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Chefe do Laboratório: Ricardo Gattass
Nenhuma
Presencial
UFRJ - Universidade Federal Do Rio De Janeiro
Rio de Janeiro, RJ
De 16/05/24 até 16/05/2025 às 00:00
Última atualização em: 16/05/24
Link disponibilizado: pesquisa.biof.ufrj.br/neurobiologia/lfcog/
Email para inscrições: [email protected]
Clique nos inscritos para ver suas informações e documentos. Aprove os candidatos clicando nos botões e baixe a relação dos candidatos ao final.
Que tal você enviar o link desta vaga para colegas por email, postar em uma rede social ou até por Whatsapp? Quanto mais inscritos, maiores as chances de você encontrar o candidato perfeito. Não se preocupe com a parte de selecionar: quando aparecer seu primeiro inscrito, você verá como nosso dashboard te ajuda a filtrar as boas candidaturas!
Você tem alunos com status indefinido. Por gentileza, defina se o aluno está aprovado ou rejeitado.
Todos podem divulgar vagas no Pupil, pois é comum que alunos montem divulgações em nome de seus orientadores.
Não há limites! Quanto mais oportunidades cadastrar, mais você estará colaborando para a ciência brasileira.
Sim!
Cada visualização na sua vaga significa uma nova pessoa. Não contamos acessos repetidos de uma mesma pessoa.
Ao clicar na opção “favoritar” logo abaixo do título da vaga, você estará adicionando-a à lista de vagas do seu interesse que pode ser visualizada através do acesso ao seu perfil e então em “Vagas salvas”.
Uma vaga é o anúncio de uma oportunidade para cientistas formados/em formação com grau médio/superior/técnico.
Possibilidade indica que o pesquisador responsável pela vaga está em vias de poder implementar uma bolsa. Isso costumeiramente significa que a vaga é de início voluntária com previsão de bolsa nos próximos meses, mas é sempre necessário checar a situação com o pesquisador responsável.
Uma agência de fomento é uma organização governamental ou não governamental responsável por promover e financiar o desenvolvimento científico, tecnológico, social e cultural de um país ou região. Essas agências têm como objetivo principal fornecer suporte financeiro e recursos para impulsionar a pesquisa, a inovação e o avanço em diferentes áreas do conhecimento.
Para estender o tempo de um processo seletivo basta editar a vaga e modificar as datas de interesse.
No Pupil temos dois tipos de oportunidades: internas e externas. Nas internas, você pode se candidatar diretamente na vaga, clicando no botão de “inscrever”. Já nas externas, você deverá clicar na aba de “Inscrição”. Lá você terá listado os documentos necessários e o email para contato com o responsável pela vaga ou o link de inscrição.
Bolsa de pesquisa é um incentivo financeiro a indivíduos e grupos de pesquisa Este recurso tem como intuito permitir os pesquisadores se concentrarem em suas atividades de pesquisa sem se preocuparem com questões financeiras. Bolsas são usualmente geridas por instituições e grupos de pesquisa e endereçadas a indivíduos por um processo seletivo próprio.
Se a sua vaga de interesse for uma interna, sim! Se for uma vaga externa, apenas é disponibilizado o email para contato com o responsável pela vaga ou o link de inscrição.